(54) 99609-2150 (alunos) | (54) 99681-2999 (pacientes) | (54) 3632-1810 (recepção)

O uso do ultrassom na endodontia e sua importância na odontologia

Você sabe a importância e os diferentes do ultrassom na endodontia? Neste texto contamos as vantagens do aparelho para tratamentos na odontologia.

O uso do ultrassom na endodontia e sua importância na odontologia


O uso do ultrassom na endodontia e sua importância na odontologia


A odontologia se renova a cada dia. Por isso, é comum vermos novos tratamentos e aparelhos aliados à tecnologia para trazer o maior conforto e bem-estar dos pacientes durante os tratamentos. Um exemplo é o ultrassom na endodontia. Um diferencial que otimiza e simplifica o preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares.  


No entanto, não é somente este o diferencial. Continue a leitura do conteúdo e confira as vantagens e a importância do ultrassom na endodontia


O que é o ultrassom na endodontia?


O ultrassom na endodontia nada mais é do que um aparelho capaz de realizar a limpeza dos canais radiculares, removendo cada camada de impurezas que possam ficar retidas nestes canais. O método de ativação ultrassônica garante mais eficiência do que os tradicionais de irrigação, pois potencializa a remoção do biofilme.


Além disso, os efeitos biológicos do ultrassom podem causar alterações teciduais, celulares e estruturais locais. Esses efeitos ocorrem a partir da geração de calor e produção de correntes acústicas durante o seu uso.


Quais os tipos de ultrassom?


Existem dois tipos de ultrassom na endodontia: o magnetostritivo e o piezoelétrico. 


- Magnetostritivo 
Esse é o primeiro modelo criado de vibração ultrassônica usada na odontologia. No magnetostritivo a vibração é feita a partir da incidência de corrente elétrica em placas metálicas. Por esse motivo, a energia causa energia nas placas, que então é transferida para a ponta do ultrassom que, assim, irá se movimentar. 


- Piezoelétrico 
Neste segundo modelo de ultrassom na endodontia, a vibração ocorre a partir da aplicação de um campo elétrico sobre cristais de quartzo ou turmalina. São eles os responsáveis por permitir que um campo elétrico alternado sofra variações em sua espessura, se expandindo e contraindo. Com isso, os movimentos de expansão e contração geram ondas sonoras ultrassônicas que podem ser aproveitadas para a produção de vibração.


Quais tratamentos é indicado o uso do ultrassom na endodontia?


A frequente ocorrência de problemas na clínica como fraturas de instrumentos, perfurações radiculares, formações de zips, desgastes inadequados e não uniformes dentro dos canais radiculares, permitem o uso do ultrassom na endodontia para solucionar estes problemas. Abaixo você confere alguns exemplos. 


- Remoção de nódulos pulpares e dentina na entrada dos canais radiculares;
- Remoção do selamento coronário provisório, tecidos cariados e materiais restauradores;
- Preparo de istmo, remoção de retentores intrarradiculares, próteses fixas e instrumentos fraturados;
- Ativação ultrassônica das soluções irrigadoras;
- Otimização  na difusão de medicamentos intracanais para dentro dos túbulos dentinários;
- Obturação e desobturação endodôntica;
- Osteotomia;
- Ressecção radicular;
- Retropreparo e colocação do material retro-obturador na cavidade retropreparada;
- Conheça o curso de Imersão em ultrassom na endodontia do IOA Passo Fundo


O curso consiste em um curso teórico-prático voltado para o cirurgião dentista, seja ele recém formado, clínico geral ou especialista que busca o treinamento em ultrassom na Endodontia. Com aulas teóricas e práticas, o início da imersão está previsto para outubro de 2022.


Nossa turma única, com 12 vagas, é uma oportunidade incrível para renovar e aperfeiçoar seu conhecimento.


Ficou interessado (a) em se aprofundar na área? Entre em contato conosco e faça já sua inscrição. Venha ser um aluno IOA Passo Fundo.



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

Chame no WhatsApp agora
Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.
ALUNOS PACIENTES
QUAX - Sites & Sistemas