(54) 99609-2150 (alunos) | (54) 99681-2999 (pacientes) | (54) 3632-1810 (recepção)

Por que fazer uma Especialização em HOF é uma ótima opção profissional?

Descubra por que fazer uma Especialização em HOF no IOA Passo Fundo é uma ótima escolha para a sua carreira.

Por que fazer uma Especialização em HOF é uma ótima opção profissional?


A procura por procedimentos estéticos faciais em geral está em alta. A Harmonização Orofacial se tornou uma queridinha de celebridades, influenciadores e pessoas que precisam expor sua imagem nas mídias sociais. 


Hoje trazemos 3 motivos para você fazer uma especialização em HOF e entrar de vez para esse universo que a cada dia conquista um público maior e tem avanços nas técnicas e procedimentos. 


1 - HOF tem demanda crescente

O mercado global de medicina estética em 2021 foi avaliado em US$ 99 bilhões, de acordo com um levantamento da Grand View Research. A projeção até 2030 é de que haja uma expansão de 14,5% no faturamento do setor.


A expectativa para o mercado global de injetáveis estéticos é mais um exemplo de crescimento da HOF. A perspectiva é de uma expansão média anual de 12% a 14%, conforme uma pesquisa da consultoria McKinsey, realizada em 2021.


No Brasil, a área de Harmonização Orofacial é a que mais cresce dentro da Odontologia. Isso fez com que o país ficasse em segundo colocado no ranking global dos que mais realizam procedimentos estéticos, somando entre procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos. Ao todo, foram registradas mais de 1,9 milhões de intervenções em 2020, correspondendo a 7,9% do mercado mundial.


A maior vantagem que leva a essa alta demanda é que os procedimentos de HOF são intervenções minimamente invasivas, o que minimiza o desconforto. O paciente também tem uma rápida recuperação e não precisa se afastar de suas atividades em decorrência das intervenções. Além disso, muitas vezes os procedimentos são reversíveis, o que deixa os pacientes mais seguros.


2 - É uma área de domínio dos cirurgiões-dentistas

Cirurgiões-dentistas são profissionais aptos a realizar procedimentos de HOF. Isso se deve ao alto grau de conhecimento e formação em anatomia da região da face. O profissional tem domínio de anatomia aplicada, histofisiologia, farmacologia e farmacocinética dos materiais utilizados nos procedimentos de harmonização orofacial.


Além da graduação em Odontologia proporcionar tal conhecimento, os cirurgiões-dentistas obrigatoriamente passam por especialização em HOF ou equivalente para adquirir  capacidade técnica para resolver qualquer problema que surja durante os procedimentos. É necessário que ele realize cursos que totalizem no mínimo 360 horas e contenham prática com pacientes nas seguintes áreas:


- preenchedores faciais;
- toxina botulínica; 
- fios faciais;
- lipoplastia facial;
- agregados leuco-plaquetários autólogos;
- mesoterapia;
- indutores de colágeno;
- fototerapia facial.


Em 2019, uma resolução do CFO reconheceu a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Além dessa, o CFO publicou em 2020 uma resolução regulamentando com a prática


3 - Você pode se destacar nesse segmento

Engana-se quem pensa que todos os profissionais com Especialização em HOF têm as mesmas habilidades e que, ao invés de harmonizar, acabam deixando todos os pacientes com resultados parecidos. 


Antes de tudo, em alguns cursos, como aqui no IOA Passo Fundo, você aprende e é incentivado a realizar procedimentos que respeitem a anatomia do rosto de seus pacientes, trazendo resultados não apenas harmônicos, mas agradáveis e naturais. 


Habilitações e áreas como venopunção e ozonioterapia também podem ser diferenciais do profissional de HOF e ajudam tanto o profissional quanto o paciente na hora de definir os tratamentos.


A venopunção está ligada à coleta de sangue e separação da fibrina, substância rica em plaquetas utilizada para favorecer o rejuvenescimento facial. Ela é aplicada por microagulhamento ou injeções e atua na regeneração e reparação dos tecidos, estimulando o colágeno e criando novos vasos sanguíneos.


Já a técnica da ozonioterapia pode ser utilizada em diversas etapas da Harmonização Orofacial, desde o preparo da pele até procedimentos que envolvem bioestimulação tecidual e formação de colágeno. O Ozônio também possui potencial lipolítico, ou seja, de queima de gordura e pode ser utilizado para emagrecimento facial e redução de papada. Ainda, a técnica da ozonioterapia é utilizada na suavização de rugas, melhora da textura, viço e flacidez. 


A próxima turma de Especialização em HOF do IOA Passo Fundo tem tudo para te transformar em um profissional único nessa área e está com inscrições abertas! 


Já estamos na nossa 4ª turma na unidade, com uma ementa mais moderna e nova equipe de professores. Sempre buscamos oferecer o que há de mais novo no mercado em relação às técnicas, equipamentos e produtos. Acesse para saber mais e se inscreva!



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

Chame no WhatsApp agora
Escolha uma opção abaixo para o seu atendimento.
ALUNOS PACIENTES
QUAX - Sites & Sistemas