Nos últimos anos, muito se tem falado sobre os diferenciais de cada etapa do planejamento virtual na odontologia: estudar, organizar e mostrar como deve ocorrer o tratamento. E na ortodontia, não poderia ser diferente.
O setup digital, por exemplo, aos poucos tem substituindo os modelos de gesso e, quando bem usado, é um valioso recurso para garantir a previsibilidade, auxiliar no engajamento do paciente e diminuir o tempo do profissional durante o tratamento.
Abaixo, o IOA Passo Fundo preparou algumas dicas que explicam o que é o planejamento virtual e 3D e todas as vantagens que oferece aos ortodontistas. Confira!
O que é o planejamento virtual e 3D?
O planejamento virtual e 3D nada mais é do que uma ferramenta que nos permite unir os dados clínicos do paciente, com seus exames de imagem volumétricos (tomografia computadorizada). Dessa maneira, ocorre uma reprodução exata do paciente, em ambiente virtual e tridimensional, que permite simular todos os passos de sua cirurgia. Integrando objetivos clínicos, funcionais e várias possibilidades cirúrgicas. Com isso é possível aumentar a previsibilidade do procedimento, com um resultado final mais preciso.
Vantagens do planejamento virtual
1. Execução do setup digital
O planejamento virtual permite a execução do setup digital em todos os casos ortodônticos, desde os mais simples aos mais complexos. Desse modo, basta inserir os modelos 3D em algum dos softwares de ortodontia e realizar os movimentos necessários.
Isso garante que o ortodontista trabalhe com essa ferramenta digital de forma independente, reduzindo o tempo, custo, podendo criar diversas simulações e selecionar a melhor para cada tratamento ortodôntico indicado ao paciente.
2. Previsão de como deve ficar o resultado final do tratamento
Mais uma das vantagens do planejamento digital é que ele facilita a orientação dos pacientes em como o resultado final deve ficar. Além disso, isso permite que os pacientes aceitem o tratamento ortodôntico de maneira mais fácil, afinal conseguem ter clareza dos benefícios estéticos e funcionais. Outro diferencial é que na inserção de scanners no consultório é possível apresentar um setup de alinhamento e nivelamento já na primeira consulta, a avaliação.
3. Visualização das raízes dentais durante sua execução
O planejamento virtual associado aos demais recursos de diagnóstico são grandes auxiliares ao complexo estudo dos problemas ortodônticos. No caso do setup de diagnóstico, por exemplo, ele é usado como ferramenta de previsibilidade e seleção da melhor opção entre os diferentes tratamentos ortodônticos, no auxílio da orientação aos pacientes e na detecção da falta de espaço no arco, dentre outras aplicações.
Esse recurso também pode ser empregado na confecção de guias cirúrgicos e placas miorrelaxantes. Existem diferentes programas disponíveis que utilizam várias ferramentas para a confecção de setups virtuais. Por isso que a experiência do ortodontista na manipulação desse programa específico é um papel imprescindível em relação ao planejamento virtual.
Você já utiliza o planejamento virtual e 3D no seu consultório ortodôntico? Se ainda não, essa é uma ótima oportunidade para iniciar 2023 com inovação. Gostou dessa dica? Para conferir esses e muitos outros assuntos sobre a odontologia siga O IOA Passo Fundo no Instagram e Facebook.