Você já ouviu falar de sedação com óxido nitroso? Também conhecida como sedação consciente, essa é uma técnica que tem sido muito utilizada pelos cirurgiões dentistas do país. O método é feito a partir da inalação de uma mistura dos gases oxigênio e óxido nitroso pelo paciente durante o procedimento odontológico.
Ficou curioso(a) para saber mais informações sobre a sedação com óxido nitroso? Continue a leitura deste blog e confira os diferenciais deste método único.
O que é a sedação com óxido nitroso?
O método garante a diminuição da consciência do paciente. No procedimento, a respiração ocorre pelo próprio paciente, respondendo aos estímulos verbais e físicos. Com isso, proporciona uma maior segurança, bem-estar, conforto e tranquilidade, tanto durante o atendimento, como no pós.
Enfim, a técnica com óxido nitroso ajuda o paciente a ficar mais calmo durante a consulta, aumentando sua autoconfiança durante o procedimento odontológico.
Para quais pacientes o método é indicado?
Segundo especialistas, não há relatos de casos de alergias devido a utilização da sedação com óxido nitroso. A técnica também não conta com efeitos no sistema cardiovascular, respiratório, rim, fígado e cérebro.
Logo, ele pode ser usado em pacientes que requerem cuidados especiais, como diabéticos, hipertensos e cardiopatas. Crianças e idosos são indicados para usar a sedação no intuito de diminuir o medo durante a consulta odontológica, o que é comum.
Qualquer procedimento odontológico pode ser realizado por meio de sedação, desde os mais simples, como aplicação de flúor e limpeza, até cirurgias complexas, tratamento de canal e implantes.
Quais as contra-indicações da sedação com óxido nitroso?
São poucos os casos em que a sedação com óxido nitroso não é recomendada, como por exemplo, pacientes com alterações de personalidade, doenças psiquiátricas, no primeiro trimestre de gravidez, respiradores bucais, claustrofóbicos ou com doenças pulmonares crônicas.
Por isso, as contra-indicações são apenas para: pacientes que contam com as vias aéreas obstruídas por pneumonias, sinusites, rinites alérgicas, resfriados e gripes. Como o procedimento é feito através da inalação do gás, é preciso que as vias aéreas estejam desobstruídas. No caso do paciente que estiver respirando pela boca, a sedação não terá efeito.
Conheça o curso de Odontopediatria do IOA Passo Fundo: pós-graduação que utiliza dessa técnica inovadora
No IOA Passo Fundo oferecemos aulas de Odontopediatria com habilitação em sedação com óxido nitroso. Essa é uma técnica segura e eficaz no controle da ansiedade do paciente pediátrico, agregando credibilidade ao profissional bem preparado em aplicá-la.
Ela proporciona conforto para diversos pacientes, até mesmo aqueles que precisam de atendimento especial, sem contra-indicação. Por isso, preparamos uma especialização focada na habilitação desta técnica aqui no IOA Passo Fundo, com equipe renomada e equipamento de ponta.
Venha fazer parte da nossa próxima turma que ocorrerá ainda neste primeiro semestre de 2022. Entre em contato conosco e inscreva-se.